PROJETO MINI- CURSO DE INGLÊS







ADRIANA DALVAS GONÇALVES
ANDRÉIA GUIMARÃES DE MORAIS
JUCIMAR LOPES








MINI-CURSO DE LÍNGUA INGLESA


ANGÉLICA – MS
2009





Mini-Curso de Língua Inglesa desenvolvido sob orientação dos Professores Msc. João Fábio Sanches Silva (UEMS) e Glauce Soares Casimiro ( UNIDERP INTERATIVA), ambos os Professores da Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua e Literaturas de Língua Inglesa I e II.





INTRODUÇÃO

O Mini-curso de Língua Inglesa visa atender a atividade proposta na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua e Literatura de Língua Inglesa no que diz respeito à prática docente.
Com essa finalidade, desenvolveremos atividades para aprimorar o conhecimento dos alunos em Língua Inglesa utilizando metodologias que fogem ao tradicionalismo. Além disso, estaremos auxiliando as professoras desta disciplina reforçando o conteúdo aplicado em sala de aula, e, logo, beneficiando aos alunos por oferecer mais tempo em contato com a Língua Inglesa.
Pretendemos que com o oferecimento do Mini-curso de Língua Inglesa as professoras tenham maior aproveitamento em sala com os alunos nos estudos desta disciplina.




OBJETIVO


Objetivo Geral
- Aprimorar o ensino da Língua Inglesa do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Estadual Senador Filinto Muller, localizado na cidade de Angélica/MS.


Objetivos Específicos
- Desenvolver no aluno o interesse pela Língua Inglesa a partir de aulas dinâmicas, visando proporcionar um aprendizado prazeroso.
- Desenvolver as habilidades de reading, writing, speaking, listening, conforme o conteúdo aplicado em sala, já que o Mini-curso servirá de complementação em Língua Inglesa.




JUSTIFICATIVA


Devido à dificuldade no aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Senador Filinto Muller, localizado na cidade de Angélica / MS, na disciplina de Língua Inglesa, pretendemos oferecer um Mini-curso de Língua Inglesa que venha suprir as necessidades que esses alunos têm apresentado.
Nossa prática de ensino será baseada na “abordagem comunicativa” segundo a exposição de Almeida Filho (1998), onde encontramos uma metodologia que engloba tudo o que envolve o ensino e aprendizagem, ou seja, fatores internos e externos que influenciam a relação do aluno e professor em sala de aula. Além disso, utilizaremos vários métodos explorando os sentidos, visando desenvolver o aprendizado dos alunos segundo as múltiplas inteligências, no que concerne a exposição segundo Gardner 2000.
Por outro lado, desenvolveremos em nossa prática docente, a estratégia apresentada por Giroux (1997) no que diz respeito ao professor reflexivo. Isso possibilitaria nos tornarmos professores que se auto criticam e estão flexíveis às mudanças quando a metodologia adotada não está satisfatória, sempre com o objetivo de melhorar o ensino e aprendizagem.




METODOLOGIA

Avaliaremos o desempenho dos alunos e, no decorrer das atividades desenvolvidas, teremos diálogos com as professoras desta disciplina a respeito da participação e interação desses alunos nas aulas de reforço. Também será uma forma de nos auto avaliar-nos enquanto docentes. (colocar no final)
O Mini-curso de Língua Inglesa será realizado na Escola Senador Filinto Muller, localizado na cidade de Angélica, em conjunto com as professoras cooperadoras Ivanilda Tolffo Braghiatto, Leila Rosana Bolonhin Barbosa e Maria do Carmo da Costa Paula. Com a orientação dos professores da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua e Literatura de Língua Inglesa I e II, professor Msc. João Fábio Sanches (UEMS) e professora Glauce Soares Casimiro (UNIDERP-INTERATIVA) e ofertado ao público do Ensino Fundamental – do 6º ao 9º ano - e Ensino Médio – do 1º ao 3º ano.
As aulas ocorrerão de segunda à sexta-feira, no período vespertino, em horários opostos às aulas normais dos alunos. Durante o desenvolvimento do projeto, os horários serão flexíveis, com uma ou duas aulas por período; o ambiente de estudo será variável de acordo com o planejamento das aulas.

As atividades serão baseadas em: pesquisas diversas, cartões, cartazes, montagens de diálogos, dramatizações, jogos e dinâmicas pedagógicas, montagem de gibis, desenharem figuras e escrever seus respectivos nomes, uso de dicionários, utilização de mecanismos áudio visuais (dvds e cds), entrevistas, tradução e interpretação de textos. Utilizaremos essas atividades para que as aulas sejam diversificadas e descontraídas, o que ocasionaria uma aprendizagem prazerosa.
Quanto aos recursos humanos, serão: os professores orientadores, as professoras cooperadoras, as estagiárias e os alunos. Entre essas pessoas haverá um intenso diálogo, em que as estagiárias se informarão com a professora da disciplina de Língua Inglesa sobre o conteúdo que está sendo estudado em sala para planejar as aulas do Mini-curso de Língua Inglesa; enquanto, todo o desenvolvimento do projeto será supervisionado pelos professores orientadores da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua e Literatura de Língua Inglesa, João Fábio Sanches Silva (UEMS) e Glauce Soares Casimiro (UNIDERP-INTERATIVA). Finalmente a interação com os alunos nas aulas do Mini-curso de Língua Inglesa.

Finalmente, os recursos materiais serão: lápis, papel (caderno), revistas, cola, tesoura, cds, dvds, livros, dicionários, lousa, giz, sala de tecnologia, câmera digital, televisão, aparelho de dvd, aparelho de som. Esses elementos serão necessários para desenvolvermos as atividades que propomos anteriormente.




CRONOGRAMA


1ª Etapa – 12/03 à 06/04 de 2009
Elaboração e Divulgação.

2ª Etapa – 10/04 à 31/05 de 2009
Início e desenvolvimento do Mini-curso de Língua Inglesa.

3ª Etapa – 06 de 2009
Finalização do Projeto e apresentação do Relatório Final.


Obs: Os planejamentos das aulas serão elaborados conforme o conteúdo aplicado pelas professoras em suas respectivas aulas.




DESENVOLVIMENTO


Como já foi dito, o mini-curso de Língua Inglesa ocorrerá em horários opostos ao das aulas normais e atenderá aos alunos do 6°, 7°e8°anos do Ensino Fundamental do período matutino. Portanto, do 6° serão atendidos nove alunos as segundas e quartas-feiras das 13:00 às14:00 hr;do 7° ano serão atendidos onze alunos às terças e quintas-feiras das 13:00às 14:00hr; por fim, do 8° ano serão atendidos treze alunos às quartas e sextas-feiras das 14:00às 15:00hr.
O inicio das aulas será dia 06 de Abril de 2009 e tem previsão de termino dia 04 de Maio de 2009.



CONSIDERAÇÕES FINAIS


Esperamos que esse Mini-curso de Língua Inglesa favoreça a todos os envolvidos em sua aplicação: servindo de experiência para nós, futuras professoras desta disciplina; para os alunos que estarão mais tempo em contato com a Língua Inglesa e assim terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos nesta disciplina; e por fim, à professora desta disciplina, que terá oportunidade de ampliar os estudos em sala.
Enfim, esperamos que com esse projeto consigamos dar uma parcela de colaboração para a Escola Senador Filinto Muller, melhorando o desempenho dos alunos na Disciplina de Língua Inglesa.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


FILHO, A. de J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 2ª ed. Campinas: Pontes, 1998.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

H. GARDNER, MAV VERONESE, MCSB Barbosa – 2000.
Eduep. uepb.edu. br/rbct/sumários/pdf/inteligências_múltiplas.pdf.